Coisas de Criança

Coisas de Criança é...Brincar

Coisas de Criança é...Brincar
Contos, poesias,brincadeiras tradicionais, cantos e cantigas de roda, para gente miúda e graúda, desde que deixe a criança que existe em você se soltar.

domingo, 26 de setembro de 2010

O cavalinho de osso e o menino de cera


Esta é a história do menino Josué...
No sertão nordestino, num lugarejo muito pobre, seco, morava um menino chamado Josué de seis anos, sua família era grande: seus pais, cinco irmãs e dois irmãos já adolescentes, porém, não tinha companhia para brincar, brincava sozinho no “terreiro” ,quintal da sua casa, sob á sombra de uma árvore. Seus brinquedos? Um curral feito de gravetos cheios de ossos brancos que ele achou perdido nas imediações, imitando uma boiada.

Certamente, bois mortos de sede pela falta d’água,já desossados pelos urubus. entretanto na sua fantasia infantil, eram bois. No meio daquelas “cabeças ”, uma era especial,um ossinho em forma de cavalinho, era seu cavalinho branco, especial.

Josué, pediu ao seu irmão mais velho para fazer um menino vaqueiro, feito de cera de abelha, que sua mãe costumava guardar para tampar pequenos furos em vasilhas .
Assim seu irmão fez e de quebra também fez para Josué, um carro de bois feito de madeira com rodinhas de tampas de garrafas.
.

A felicidade era tanta do Josué, que ficou rindo à toa. Imitava o berro dos boiadeiros, chamando a boiada ,colocava seu cavalinho a galopar com o menino boiadeiro de cera em cima. E brincava, brincava, até esquecia da hora, escurecia... Até sua mãe gritar:” menino vem comer!”
_ Já vou mamãe!
Depois de jantar, Josué foi dormir... Num sono profundo, sonhou com o seu cavalinho de osso, correndo com o menino de cera , parecia que estava fugindo no meio da caatinga. Josué começou a gritar: “Volte, volte cavalinho!” De repente, um enxame de abelhas atacou o menino de cera, cada uma levando embora um pedacinho dele.
Josué gritou alto: “Nãooooooooooooooo!”

A mãe dele acordou com os gritos: “Que foi meu menino?” Chegou perto dele, o encontrou de olhos apavorados. Ele contou o que estava acontecendo e pediu: __mamãe me leva no terreiro, quero ver se o meu cavalinho e o menino estão lá mamãe!

“ Estão sim, foi só um pesadelo”
__Vamos mamãe!
Ta bom, ainda bem que está uma noite clara de lua.

Saíram e para surpresa maior do menino, não achou os dois brinquedos prediletos, os dois, mãe e filho desesperados procuraram ,reviraram a terra e...
Estavam o cavalinho de osso debaixo da terra e o menino de cera todo amassado, sujinho de areia... Josué os abraçou com lágrimas nos olhos
_mamãe a senhora conserta ele?

__Sim meu filho! Amanhã, agora a gente vai voltar a dormir.

Um comentário:

Anne Lieri disse...

Dorinha,que docura de conto infantil,cheio de magia!Bjs,

Copyright © 2011 COISAS DE CRIANÇA.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger