Coisas de Criança

Coisas de Criança é...Brincar

Coisas de Criança é...Brincar
Contos, poesias,brincadeiras tradicionais, cantos e cantigas de roda, para gente miúda e graúda, desde que deixe a criança que existe em você se soltar.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O PEQUENO CONTADOR DE HISTÓRIAS


Theo é um menino muito inteligente e observador. Desde os primeiros anos de vida, já tinha as suas preferências, tanto musicais, como as historinhas infantis. Portanto, não era um menino como a maioria de crianças da sua idade, não apenas gostava de ouvir, seus pais, avós e tias contar-lhes histórias,mas tudo o que ouvia e gostava, pedia para repetir, contudo ia gravando na sua cabecinha.


Chegou o dia que foi preciso ir para escolinha infantil.Com apenas dois anos de idade, já tinha personalidade ainda imperfeita, mas em formação. Hora gostava de ir, hora fazia birra, mas era preciso, para a sua mãe poder trabalhar.


Na escolinha fez várias amizades, com os amiguinhos e professores. Era peralta, porém com seu jeitinho especial, aos poucos conquistou todos. Com o passar do tempo, já com os seus três anos, tratou logo de fazer o que gostava: dramatizar, gesticular, (isso ninguém o ensinou era próprio dele) e contar as historias que aprendera  ouvir. por sua conta, acrescentava personagens(inventava) . Como era bom e gostoso repetir para os amiguinhos as historinhas preferidas dele!

Theo já com os seus quase cinco anos e seu priminho Pedro de três anos que sempre estavam juntos , brincavam, brigavam, mas se gostavam bastante ,foi e é o seu companheiro, já que os amiguinhos da escola se vêem mais na semana.Quando chega o sábado e domingo, ta lá Pedro com o seu primo.


E nesses dias, o primo serve de ouvinte das suas histórias.


Uma noite, o Pedro foi dormir na casa do Theo, Ele contou história para o primo dormir e depois adormeceu em cima do livro e sonhou...

Era um livro falante, muito colorido e também voava , parecia um gigante e mágico balão. Não só o livro falava, mas as letrinhas também:


__Theo, Pedro, vamos passear? A sua fadinha dos sonhos premiou um passeio a vocês, com uma condição: quando amanhecer o dia, trazer vocês de volta ao seu mundo real.Vamos voar pelo o mundo das histórias imaginárias, fantásticas, vamos Acordem!


Os dois esfregando os olhos, espreguiçando responderam: _ Vamos sim!

__Então, subam em cima de mim, disse o livro.


Subiram os dois, as letrinhas disseram:


__Ei tira esse bumbum de cima de mim!!! Vão para página seguinte, lá tem um sofá inflável e confortável , vão para lá...Havia um telão na sala onde os dois estavam sentados no sofá, as letrinhas faziam shows, formando um balé A, E, I, O, U...


Ou o alfabeto todo, formando palavrinhas para que eles pudessem aprender.


Voavam, voavam..Todos cantavam cantigas infantis e àquela que Theo mais gostava eram o que elas mais repetiam...


& "Alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado..."

Em meio aos sorrisos e cantigas os dois viram coisas fantásticas,!Países e Cidadezinhas onde se passavam as várias histórias que tinham escutado contar . O livro e as letrinhas iam narrando...


_ Primeiro vou mostrar os encantos das histórias brasileiras, floresta amazônica, onde têm muitas lendas que os os indiozinhos curumins gostam de ouvir...Têm o sítio do pica-pau, o castelo ratimbum... Mostrou tudo ...Theo e o Pedro ficaram encantados.


Voaram sobre a Disney: o livro disse _Esse é o castelo da Cinderela, mais na frente a floresta onde moram Branca de Neve e os sete anões, mais adiante a fábrica de brinquedos Toy Story...

Agora vou fazer um vôo rasante para vocês vêem de perto a casa da bruxa.

O Theo gritou:

_cuidadooooooooo, para não derrubar a gente na casa dela!


Lá estava a bruxa do lado de fora com um sorriso desdentado disse: __só não vou voar atrás de vocês , porque estou com a minha vassoura quebrada, mas logo que eu consertar o cabo, vou atrás de vocês crianças!


_Aiiiiiiii, Uiiiiiiii gritaram Theo e o Pedro, estiraram a língua para a bruxa, deram tchau



Voaram mais e mais, viram o vovozinho na sua casa consertando uma perna do Pinóquio...Advinha quem chegou em seguida? A bruxa! Que passou a perseguir o livro, as letrinhas, Theo e Pedro. Todos lugares que iam, lá estava a bruxa a todo vapor

Voaram sobre a casa dos três porquinhos,a bruxa :--he he he que vontade de comer um torresmo! O Theo gritou: Como vai comer torresmo faltando dentes para mastigar!_ espera aí seu menino mal-criado, vou puxar você desse livro e pendurá-lo de cabeça para baixo!

Sobrevoaram a casa da vovozinha do chapeuzinho vermelho...


Mas,o livro como havia prometido a fada... Estava na hora de voltar, amanhecia o dia. Durante a volta o livro fez mais um vôo rasante sobre o estádio de futebol do time favorito,do Theo, o gramado muito verde,mas os jogadores estavam dormindo.
 Agora era a hora da chegada, conforme o combinado,a fada dos sonhos já estava esperando no jardim da prédio onde o Theo morava, para devolvê -los ás suas caminhas.Os meninos adoraram ,deram até logo ao livro e as letrinhas, agradeceram pelo o mais belo passeio, prometeram logo quando aprenderem a ler, estar sempre em contato com o livro e as letrinhas.
 
O Theo acordou rindo muito e a mãe perguntou a ele:


___ Por que estar sorrindo assim tanto meu filho, logo ao acordar? O que foi?
__Ah, até posso contar, não sei se foi um sonho, ou real, só sei que foi assim...


___ Ih Theo lá vem você com suas historinhas...



                    Dora Duarte









4 comentários:

Pedro, Amara e Rozani. disse...

Dora lindo, até viajei com Theo e Pedro.Como é bom ser criança!
Boa noite,Amara.
Bjosss

RECANTO DOS AUTORES disse...

Dora,uma historinha deliciosa de sonho e imaginação com seu lindo sobrinho Theo!Eu amei!Tem entrevista sua no nosso blog hoje!Bjs,

Anne Lieri disse...

Dora,fiz uma poesia para vc no meu blog da menina voadora!Passe por lá se quiser ver e postar no seu blog tb!Bjs,

LUCONI disse...

Dora que bom que voltou, estava com saudades, achei que ias passar julho na tua terra querida, e este texto nossa voce fez eu viajar, que gostoso Theo tem um rostinho muito lindo e sapeca, como tem que ser as crianças,beijos Luconi

Copyright © 2011 COISAS DE CRIANÇA.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger