Coisas de Criança

Coisas de Criança é...Brincar

Coisas de Criança é...Brincar
Contos, poesias,brincadeiras tradicionais, cantos e cantigas de roda, para gente miúda e graúda, desde que deixe a criança que existe em você se soltar.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Véspera do dia dela(teatrinho de bonecos)

(Cidorinha como sempre no início da história, com sua timidez esconde a cara, depois tira a máscara.
                            TEATRINHO DE BONECOS

                            ( Na véspera do dias das mães)

Igor ─ Cidorinhaaaaaa

Cidorinha ─  Que foi Igor, deixa de gritar, meu ouvido não é penico!

Igor─ É que amanhã é o dia das mães, me esqueci de que o mês de maio é delas e eu não tenho nada  de grana pra comprar o presente . E agora?

─ Quem mandou gastar tua mesada, azar teu, eu economizei e já comprei o presente dela!

─ Como é que é?! Então tu achas que ganhar 2 reais de mesada para o mês todo,dá pra alguma coisa? Pena que eu não tenho pai para me dar ... Se eu pedir à ela é chato... O que compraste?

─ Xereta, na hora que eu entregar tu vais ver... E para de reclamar. Tens de agradecer por ter uma mãe que adotou a gente!

 Igor ─ Pode deixar, vou dar um jeito...

              BAZAR DO JAMBOLÃO

Sr Jambolão, era o dono do bazar super sortido, mas era muquirana, mão de vaca mesmo, não dava bola para criança, atendia  muito mal, só bajulava quem tinha dinheiro, abria um sorriso falso.

 Narrado: O Igor pensou, pensou e teve uma ideia, quem sabe levar um brinquedo dele quase novo, no bazar de seu Jambolão, trocar, ou quem sabe deixar de garantia do fiado, até ele juntar 2 meses da mesada dele para pagar e daí poder pegar seu brinquedo de estimação de volta.

Foi todo contente levando o seu “Mané gostoso” balançando pra lá e prá cá..

 Igor ─ Oi, seu Jambolão!

─ Que tu queres aqui guri, se não tens dinheiro, chispa daqui!

─Ei, espere, vou negociar com o senhor!

─ Negociar o quê? Andas roubando mercadoria e vem me vender?

─ Ei, me respeite,  criança tem de ser respeitada também, nunca roubei e nem vou roubar.

Jambolão ─ Então diga logo o que quer, pois logo a loja vai encher por causa de amanhã ser um dia festivo.

─ Então, é por causa desse dia que preciso que me venda fiado um presente barato pra minha mamãe, eu deixo o meu  brinquedo de estimação- o “mané gostoso”- de segurança, que eu vou pagar depois, prometo! Depois a gente destroca!

─ Olha aqui guri, tem uma coisa que se tu deres à tua mãe ela vai adorar e é de graça!

─ O quê?!

─ Abraço, beijo, carinho...

─ Ah...Mas isto eu dou todo dia, eu quero dar um diferente, especial.

O Jambolão pensou, e...

─ Tá bom, leva estes balões,  deixa teu brinquedo aí, não vou vender.

─ Ei, e o que eu vou fazer com balões, isto não é presente de mãe!

─ Te vira! Tu não sabes negociar?

 Narrado:Igor saiu cabisbaixo pensando no que fazer... Encontrou a Cidorinha com um bombom, daí, ele teve uma ideia, encheu um balão e  ─Vamos trocar este balão pelo seu  bombom?

─ Tás pensando em dar de presente pra nossa mãe? Isso engorda e ela tem diabetes, esqueceu? 

─ Não é nada disso, eu tive uma ideia com este bombom, não vou contar nada até amanhã.   Cidorinha ─ Eu troco, toma!

 Narrado A ideia do Igor...Levar o bombom no formigueiro e negociar com uma das formigas  cortadeiras:

  Oi formiga, eu sei que está trabalhando, carregando folhas para quando o inverno chegar. Vamos fazer um trato, uma troca? Disse-lhe a formiga: “Oi guri, qual trato?”

 ─ Eu tenho aqui um bombom, formigas cortam  uma rosa, só uma, não vão destruir a roseira toda, daí em troca eu dou o bombom, fechado?

─ E por que tu mesmo não tiras a rosa?!

─ Não! Se eu mesmo tirar é roubo, minha mãe me ensinou não mexer em nada dos outros, é feio e também tem espinho, vou espetar meu dedinho!E formigas não roubam, faz parte da natureza.

─ Fechado, então... Disse a formiga.

 Narrado:Igor conseguiu uma linda rosa, saiu todo satisfeito, colocou num copo d’ água, no dia seguinte:

─ Parabéns pelo teu dia mamãe!  Cidorinha e Igor ao mesmo tempo abraçou a mãe e deu-lhe os presentes. Cidorinha um broche de boneca e o Igor a rosa. Contou toda a verdade das suas trocas a irmã e a mãe.Valeu a intenção! E o Mané gostoso? Se fosse você criança, qual o final daria a esta história?

Nenhum comentário:

Copyright © 2011 COISAS DE CRIANÇA.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger